“Običajno je tako, da več ko ima nekdo daru, bolj dvomi o tem, ali ga ima. In obratno.”
“Um escritor nunca esquece a primeira vez em que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história. Nunca esquece a primeira vez em que sente o doce veneno da vaidade no sangue e começa a acreditar que, se conseguir disfarçar a sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de garantir um teto sobre a sua cabeça, um prato quente no final do dia e aquilo que mais deseja: o seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente lhe sobreviverá. Um escritor está condenado a recordar esse momento porque, a partir daí, ele está perdido e sua alma já tem um preço.”
“A letra da canção é o que julgamos entender, mas o que nos faz acreditar nela é sempre a música.”
“Kad me vidio, don Pedrov otac naredio mi je da odem po čašu mineralne i čist rubac kako bih mu obrisao mrlju na reveru."Mislim da ste se prevarili, gospodne. Ja nisam sluga..." Uputio mi je osmijeh koji mi je razjasnio kako stoje stvari u svijetu, bez potrebe za riječima."Ti si se prevario, mladiću. Ti si sluga, znao to ili ne.”
“Poklon se daje zbog radosti onog ko poklanja, a ne zbog zasluga onog ko prima.”
“Não conhecia o prazer de ler, de explorar portas que se nos abrem na alma, de nos abandonarmos à imaginação, à beleza e ao mistério da ficção e da linguagem.”
“Kadkad vjerujemo da su osobe sedmice na lutriji: da postoje da bi ostvarile nase besmislene iluzije.”