“A religião! A religião é o desenvolvimento sumptuoso de um instinto rudimentar comum a todos os brutos, o terror.”
“O mundo é meu país, os humanos são meus irmãos e fazer o bem é minha religião.”
“O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que O proclama!”
“Ler é acumular conhecimento. Mas não apenas isso. Ler nos oferece todo dia o que a religião nos promete para um futuro póstumo e improvável: a possibilidade de vivermos mais do que nosso tempo de vida nos permite fazê-lo.”
“Além disso, ninguém pode reivindicar, em nome da religião, o privilégio da tolerância, se elimina radicalmente toda a religião mediante o ateísmo.”
“O comportamento ritual não só revela realidades práticas e mundanas, é também um teatro vivo da psicologia colectiva e uma das mais ricas expressões da ideologia e crenças - mentalidade - de uma sociedade. Afinal de contas, como os antropólogos notaram, a religião é mais do que um padrão de relações sociais: é uma expressão da capacidade humana para imaginar a estrutura da sociedade. O ritual religioso não é apenas construção cultural: é uma forma de cognição que constrói modelos de realidade e paradigmas de comportamento. E dentro deste processo pelo qual a realidade é definida, o ritual da morte joga um papel central.”