“Ah, vieste não é, Edgar Linton? - disse, com irada excitação.- És uma dessas coisas que sempre encontramos quando menos as queremos, e que quando são desejadas, nunca se encontram!”
“por isso ele nunca saberá o quanto o amo: e não por ele ser bonito, Nelly, mas por ele ser mais eu, do que eu própria. Não sei de que são feitas as nossas almas, mas elas são iguais; e a de Linton é tão diferente da minha quanto um raio de lua é diferente de um relâmpago, ou o fogo do gelo.”
“e se ama Edgar, e Edgar a ama a si. Parece tudo normal e fácil. Onde está a infelicidade?- Aqui! e aqui! - respondeu Catherine, batendo com uma mão na testa e a outra no peito.”
“Não há nada como procurar, se queremos encontrar alguma coisa. (...) Com certeza que, em geral, encontramos alguma coisa, se procuramos, mas nem sempre é aquilo que procurávamos.”
“tu e todo o mundo têm noção de que há ou deverá haver uma existência para além de nós. Qual seria o sentido de eu ter sido criada, se estivesse contida apenas em mim mesma? Os grandes desgostos que tive foram os desgostos de Heathcliff, e eu senti cada um deles desde o início: o que me faz viver é ele. Se tudo o mais acabasse, e ele permanecesse, eu continuaria a existir; e, se tudo o mais permanecesse e ele fosse aniquilado, o universo transformar-se-ia um imenso desconhecido. O meu amor por Linton é como a folhagem das florestas. O tempo transformá-lo-á, tenho a certeza, da mesma forma que o Inverno transforma o arvoredo. O meu amor por Heathcliff lembra as rochas eternas: proporciona uma alegria pouco visível, mas é necessário. Nelly, eu sou Heathcliff!" ”
“Quando acordaram de manhã, na mesma cama, ela disse-lhe que queria ter um passado com ele. Não era um futuro, que é uma coisa incerta, mas um passado, que é isso que têm dois velhos depois de passarem uma vida juntos. Quando disse que queria ter um passado com alguém, queria dizer tudo. Não desejava uma incerteza, mas a História, a verdade.”
“mesmo que eu o derrubasse vinte vezes, isso não o tornaria menos bonito, nem a mim menos feio. (...) - Um bom coração ajuda a ter um belo rosto, meu rapaz, mesmo que a pessoa seja monstruosa. Sabias que um coração empedernido é capaz de tornar a pessoa mais bonita num verdadeiro monstro.”