“A luz da idéia se refrata através das palavras.”
“As palavras se cristalizaram em mim, nucleação da profecia.”
“Não me cantem canções da luz do dia / Pois o sol é o inimigo dos amantes / Cantem das sombras e da escuridão / E das lembranças da meia-noite.”
“Quando se deseja realmente dizer alguma coisa, as palavras são inúteis. Remexo o cérebro e elas vêm, não raras, mas toneladas. Deixam sempre um gosto de poeira na boca - a poeira do que se tentava expressar, e elas dissolveram. Quanto mais palavras ocorrem para vestir uma idéia, mais essa idéia resiste a ser identificada. As sucessivas roupas sufocam a sua nudez. E todas as palavras são uma grande bolha de sabão, às vezes brilhante, mas circundando o vazio.”
“À minha frente, Marc parece muito triste; no entanto, ele é que tem sorte: Pensa em Damira, e tenho a certeza que também ela pensa nele se ainda estiver viva. Nenhum carcereiro, nenhum torcionário poderá manter prisioneiros esses pensamentos. Os sentimentos viajam através das grades mais estreitas, seguem sem medo da distância e não conhecem as fonteiras das línguas, nem das religiões, juntam-se para lá das prisões inventadas pelos homens.”
“Depende de como você entende essa palavra, "esotérico" significa interno. O esoterismo encerra a idéia da existência de um círculo interno da humanidade. Lembra-se de como a humanidade foi descrita como constituída de quatro círculos - o esotérico, o mesotérico e o exotérico, que formam o círculo interior, e o círculo exterior no qual vivemos? A idéia de esoterismo implica a idéia de transmissão do conhecimento; presume a existência de um grupo de pessoas a quem pertence um certo conhecimento. Não se deve compreender isso de alguma forma mística, porém mais precisamente, de forma concreta. Há muitas diferenças entre os círculos interno e externo. Por exemplo, muitas coisas que queremos descobrir ou criar só podem existir no círculo interno.”