“O Sol, pequenina borboleta amarela se pincelando em trotes irregulares e, distâncias; veio me acordar esta manhã.”
“A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina.”
“10 minutos para o café da manhã se encerrar e as mesas se lotam.”
“No tempo em que éramos felizes não chovia. Levantávamo-nos¬ juntos, abraçados ao sol. As manhãs eram um céu infinito. O nosso amor era as manhãs. No tempo em que éramos felizes o horizonte tocava-se com a ponta dos dedos. As marés traziam o fim da tarde e não víamos mais do que o olhar um do outro. Brincávamos e éramos crianças felizes. Às vezes ainda te espero como te esperava quando chegavas com o uniforme lindo da tua inocência. Há muito tempo que te espero. Há muito tempo que não vens.”
“As colinas da universidade e do palácio eram as duas maiores de Akdaba e ficavam estrategicamente em frente uma da outra, como se a Política e o Saber quisessem controlar-se à distância ou - quem sabe? - manter-se ao mesmo nível.”
“A manhã abria-se e a claridade já se via no ar, nas ruas e nas casas. Uma luz branda rompia o nevoeiro e caía sobre a vila adormecida. Almorim, àquela hora da manhã, à hora em que as coisas paradas nos olham, era só silêncio e descampado. Um silêncio de árvores, casas, muros de pedra e caminhos.”