“As estrelas são muito mais brilhantes do que gemas incontáveis. A lua é muito mais branca do que prata entesourada. O lume é mais luzente na lareira ao crepúsculo do que ouro tirado de minas.”
“Não há nada como procurar, se queremos encontrar alguma coisa. (...) Com certeza que, em geral, encontramos alguma coisa, se procuramos, mas nem sempre é aquilo que procurávamos.”
“É de facto verdade que o conhecimento é mais cego do que a inocência”
“Quanto mais vasto é o tempo que deixámos para trás de nós, mais irresistivel é a voz que nos convida ao regresso.”
“Quando se ama alguém, tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se ela não vem ter conosco, nós esperamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar. A vida transforma-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes do alcance do olhar. O amor na espera ensina-nos a ver o futuro, a desejá-lo, a organizar tudo para que ele seja possível. É mais fácil esperar do que desistir. É mais fácil desejar do que esquecer. É mais fácil sonhar do que perder. E para quem vive a sonhar, é muito mais fácil viver.- Diário da Tua ausência”
“- Senhor Uhtred! - O padre Willibald veio correndo na minha direção. - O que está acontecendo? O que está acontecendo?- Decidi começar uma guerra, padre - respondi cheio de animação. - É muito mais interessante que a paz.”
“Nunca quis, nem busquei, muito menos reivindiquei mais do que o que mereço.”