“Ao contrário do que julga o senso comum, as coisas da vontade nunca são simples, o que é simples é a indecisão, a incerteza, a irresolução.”

José Saramago

José Saramago - “Ao contrário do que julga o senso...” 1

Similar quotes

“O esclavagismo tem diversas versões; múltiplos regímenes. Não tem sempre a mesma forma. Nuns casos eles são escravos porque lhes dizem que o são. Esta é a escravatura honesta. Noutros casos: eles são escravos porque lhes dizem que não o são. Esta é a escravatura desonesta: a do escravo que é escravo porque o convencem de que não o é. No extremo da desonestidade temos a escravatura em que não se limitam a dizer ao escravo que o escravo não é escravo: dizem-lhe que é livre.”

Luís Novais
Read more

“Pensas que sabes o que é sofrer, mas não sabes. Tu sabes o que é perda. Tiveste quem te amasse e perdeste-os. Eu só tenho um pai que me quer matar desde o instante em que soube da minha existência e passou décadas a demonstrar-me o quanto o queria. Uma mãe cujo o único interesse era vangloriar-se sobre o fracasso dele em vez de o tentar evitar. E a única coisa comum aos dois, é que o passatempo preferido deles é a caça, e a cabeça a prémio é a minha! - Danton”

L.C. Lavado
Read more

“Não podeis ser obrigado, por Vossa força, seja ao que for, porque em Vós a vontade não é maior do que o poder. Porém, seria maior, se Vós fôsseis maior que Vós mesmo. Mas a vontade e o poder de Deus são o próprio Deus.Para Vós que tudo conheceis, existe acaso alguma coisa imprevista? Nenhhuma natureza existe, senão porque a conhecestes. Para que proferimos nós tantas palavras a fim de comprovar que a substância de Deus não é corruptível, já que, se o fosse não seria Deus?”

Santo Agostinho
Read more

“O homem seduzido pela ilusão da vida individual, escravo do egoísmo, só vê as coisas que o tocam pessoalmente, e encontra aí motivos incessantemente renovados para desejar e querer; pelo contrário, aquele que penetra a essência das coisas, que domina o conjunto, chega ao repouso de todo o desejo e de todo o querer. Daí em diante a sua vontade desvia-se da vida, repele com susto os gozos que a perpetuam. O homem chega então ao estado da renúncia voluntária, da resignação, da tranqüilidade verdadeira, e da ausência absoluta de vontade.”

Arthur Schopenhauer
Read more

“Saber seria fatal. Na incerteza é que está o encanto. O nevoeiro dá às coisas aspectos maravilhosos.Mas a gente pode errar o caminho.Todos os caminhos vão dar ao mesmo ponto.Qual é?A desilusão.Foi a minha estreia na vida.(...) O botão do seu florete, você o deixou cair.Resta-me a máscara.Que lhe dá mais beleza aos olhos.”

Oscar Wilde
Read more