“(...) Brancoso fui, brancoso não serei, que me perdoe a pátria, que me perdoe o rei.”

José Saramago

José Saramago - “(...) Brancoso fui, brancoso não serei...” 1

Similar quotes

“Desde o princípio que nós não temos feito outra cousa que contradizer as realidade, e aqui estamos, Que irá dizer o papa, Se eu o fosse, perdoe-me deus a estulta vaidade de pensar-me tal, mandaria pôr imediatamente em circulação uma nova tese, a da morte adiada, Sem mais explicações, A igreja nunca se lhe pediu que explicasse fosse o que fosse, a nossa outra especialidade, além da balística, te sido neutralizar, pela fé, o espírito curioso”

José Saramago
Read more

“Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo,Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda,Ainda que não more nela;Serei sempre... o que não nasceu para isso;Serei sempre... só o que tinha qualidades;Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta,E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,E ouviu a voz de Deus num poço tapado.Crer em mim? Não, nem em nada.”

Fernando Pessoa
Read more

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for.”

Fernando Pessoa
Read more

“Se recordo quem fui, outrem me vejo, E o passado é o presente na lembrança. Quem fui é alguém que amo Porém somente em sonho. E a saudade que me aflige a mente Não é de mim nem do passado visto, Senão de quem habitoPor trás dos olhos cegos. Nada, senão o instante, me conhece. Minha mesma lembrança é nada, e sinto Que quem sou e quem fui São sonhos diferentes. ”

Ricardo Reis
Read more

“Fui para os bosques porque queria viver plenamente e sugar o tutano da vida! Para aniquilar tudo o que não era vida. E para, quando morrer, não descobrir que não vivi.”

Clube dos Poetas Mortos
Read more