“Jamais haverá anos novos, se continuar a repetir os mesmos erros dos anos velhos”
“Love is a fire that burns unseen,a wound that aches yet isn’t felt,an always discontent contentment,a pain that rages without hurting,a longing for nothing but to long,a loneliness in the midst of people,a never feeling pleased when pleased,a passion that gains when lost in thought.It’s being enslaved of your own free will;it’s counting your defeat a victory;it’s staying loyal to your killer.But if it’s so self-contradictory,how can Love, when Love chooses,bring human hearts into sympathy?”
“Times change, as do our wills, What we are - is ever changing; All the world is made of change, And forever attaining new qualities.”
“São os espíritos superficiais que mais crêem nos êxitos retumbantes, nas fórmulas fáceis para vencer, pois isso lhes lisonjeia a incapacidade e a fraqueza de vontade.Os lances engenhosos, em que se torce a moral para obter um mais rápido efeito, conseguem grande público.Mas a vida, cujas leis são infinitamente mais sóbrias, mais puras que as dos homens, não as aceita”
“De certa maneira era uma mulher misteriosa. O hábito da infelicidade impusera-se-lhe, quase se lhe afeiçoara. O que ultrapassava nela todos os conceitos morais era a fidelidade ao seu destino”
“Os homens nunca hão-de perceber as mulheres. Esperar anos e anos por uma mala? Como quem espera um filho? Porque é que as mulheres gostam tanto de objectos novos? Porque é que os homens gostam tanto de mulheres novas?”
“Não há sentido mais amplo do que o que realiza a personalidade, consumando a liberdade. Tudo o que eu escrevo se destina a interessar as pessoas na sua própria entidade. Daí, muitas vezes, ela ter um efeito devastador, a obra e a pessoa que a produz. Sobretudo a pessoa, devo dizer. Eu desmarco os outros da rotina, espanto a manada. Depois os efeitos são maravilhosos, combinam com a imortalidade.”