“Não podemos tentar ser mais emocionais; quanto mais tentarmos, menos emocionais seremos. Podemos tentar ser conscientes e, se nos tornarmos mais conscientes, nos tornaremos mais emocionais.”
“Disseram-me que não se pode quebrar um coração a alguém que o já tem partido. E eu pensei, pode. Podemos sempre partir os bocadinhos do coração em bocadinhos mais pequenos, amachucar ainda mais o que nos resta, como se nos tirassem o último sopro de vida.”
“- Mas tu disseste que quando fosse mais velha podia ser aquilo que quisesse - disse-lhe.Ela sorriu e respondeu:- E podes ser. Mas não é muito fácil tornarmo-nos judeus.- Eu sei - respondi desolada. - Preciso de um número.Ela parou subitamente de sorrir.”
“Não podemos deixar que o medo tome conta de nós, porque se deixarmos que isso aconteça ele nunca mais nos larga." David Soares in "Batalha”
“(...) pensou na impermanência da vida, na transitoriedade das coisas, na efemeridade do ser; diante dele, a existência fluía como um sopro, sempre em mutação, tudo muda a todo o instante e nada jamais volta a ser o mesmo. Não há finais felizes, reflectiu de si para si. Todos temos um sétimo selo para quebrar, um destino à nossa espera, um apocalipse no fim da linha. Por mais êxitos que somemos, por mais triunfos que alcancemos, por mais conquistas que façamos, para a última estação está-nos sempre reservada uma derrota. Se tivermos sorte e nos esforçarmos por isso, a vida até pode correr bem e ser uma incrível sucessão de momentos felizes, mas no fim, faça-se o que se fizer, tente-se o que se tentar, diga-se o que se disser, aguarda-nos sempre uma derrota, a mais final e absoluta de todas....”
“ A nossa alma e o céu e a terra bastam-nos. Querer mais é perder isto, e ser infeliz.”