“Tudo é permitido e válido em nome do monopólio universal da distinção entre o verdadeiro e o falso. Everything is permitted and valid in the name of universal monopoly of the distinction between true and false.”
“Se tudo o resto não me basta por que hei-de impedir o efeito paliativo das benzodiazepinas e a volúpia desta evocação alucinatória?If everything else is not enough for me why should I stop the palliative effect of benzodiazepines and the lust of this hallucinatory evocation?”
“Receio que a poesia é pior que o sexo tântrico: não mexe nem sai de cima.I'm afraid that poetry is worse than tantric sex: it does not not move or get off.”
“Se o problema são os demónios estrangula-os com a tua loucura.If the problem is the demons strangle them with your madness.”
“Gosto de imaginar que não é a decadência que nos mata mas a obscuridade que nos conduz até ela como uma íman.I like to imagine that is not the decay that kills us but the darkness that leads us to it as a magnet.”
“O comportamento ritual não só revela realidades práticas e mundanas, é também um teatro vivo da psicologia colectiva e uma das mais ricas expressões da ideologia e crenças - mentalidade - de uma sociedade. Afinal de contas, como os antropólogos notaram, a religião é mais do que um padrão de relações sociais: é uma expressão da capacidade humana para imaginar a estrutura da sociedade. O ritual religioso não é apenas construção cultural: é uma forma de cognição que constrói modelos de realidade e paradigmas de comportamento. E dentro deste processo pelo qual a realidade é definida, o ritual da morte joga um papel central.”
“Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro: temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um só, e neste caso não é o primeiro, é o último. O último é que é o verdadeiro, porque é o único que não muda.”